Lagam

Desafio

O Laboratório de Análises Médicas (LAGAM) em Garanhuns/PE usa diariamente máquinas de exames de alto consumo de energia em suas instalações e percebeu a necessidade de reduzir os gastos com energia elétrica da rede.

O LAGAM entendia a Energia Solar como uma fonte de energia limpa, sem danos ao meio ambiente e economicamente mais viável. Por isso, procurou um projeto de sistema fotovoltaico que atendesse a sua demanda.

O laboratório possui estrutura completa e utiliza em suas atividades rotineiras equipamentos tecnológicos que consomem cerca de 2.900 kWh por mês, um alto consumo.

Solução

Inicialmente, no primeiro contato com o cliente, foram recolhidos dados suficientes para que pudesse ser feito o dimensionamento.

Era preciso saber o tipo de telhado do prédio onde opera o LAGAM, o endereço da instalação e os dados do cliente para financiamento do sistema fotovoltaico.
 
Dados como contas de energia também são importantes para calcular a média de consumo mensal.
 
A partir disso, a Liberty Energia avançou para a apresentação da proposta, etapa em que o cliente toma conhecimento dos equipamentos que serão utilizados no seu projeto, bem como dos valores, das garantias e dos serviços combinados em contrato.
 
O tipo de sistema instalado foi de Microgeração de energia, on grid. E o local definido para instalação foi o telhado do prédio onde opera o LAGAM.
 
Vale lembrar que o formato do telhado interfere na escolha do equipamento, era um Telhado Fibrocimento.

Benefícios

Economia de R$ 28.609,34 por ano. Com um sistema fotovoltaico instalado de potência de 22,88 kWp.