Descubra o que realmente é energia limpa

Como o nome já diz, energia limpa é limpa mesmo. Energia limpa é a eletricidade produzida de maneira responsável com a natureza. É aquela que não polui o meio ambiente e não contribui, por exemplo, com o aquecimento global. Considera-se energia limpa, a energia eólica (vento), energia solar (sol), energia hídrica (água), entre outras fontes. Não necessariamente a energia limpa é a mesma que a energia renovável. Isto pois, o gás natural, também é uma fonte de energia limpa, porém não renovável, tendo sua fonte limitada.
Entenda um pouco mais sobre o conceito de cada tipo de energia:
Índice
6. Biomassa
7. A importância da energia limpa nos dias atuais
Energia solar
O sol pode ser considerado energia limpa e acessível. A energia solar, conhecida também como energia fotovoltaica, é aquela gerada através da luz do sol. Ocorre por meio da transformação da luminosidade em correntes elétricas. A partir de receptores, conhecidos como painéis, é possível criar uma rede geradora de energia, sem dano algum ao meio ambiente.
Energia eólica

A energia eólica é gerada através da força dos ventos. O movimento gerado pelo vento é capaz de mover turbinas criando força motriz. O vento, apesar de abundante no planeta terra, não está disponível em todas as localidades como força geradora de energia. Por isso, alguns lugares são mais propícios para esta energia do que outros.
Energia hídrica
A energia hídrica é bastante conhecida e disseminada no Brasil. Isso se dá pela abundância de águas que temos em nosso país. São diversas usinas hidrelétricas pelas regiões brasileiras, que funcionam por meio da força da água e no movimento de turbinas que geram correntes elétricas. Apesar de ser uma fonte de energia renovável ela é bastante cara e causa danos ao meio ambiente quando implantada. São obras na maioria das vezes bastante complexas e que demandam grandes alterações no ecossistema de maneira geral.
Energia maremotriz

Você sabia que a força das ondas também é capaz de gerar energia? Essa tecnologia é usada em diversos lugares do mundo. Assim como a energia hídrica, o movimento das correntes de águas dos oceanos pode também força motriz, e, consequentemente, energia elétrica.
Energia geotérmica
A energia geotérmica ocorre quando uma grande quantidade de água é injetada diretamente em lugares do solo terrestre onde encontram-se altas temperaturas. Esta mesma água volta em forma de vapor, gerando assim energia limpa.
Biomassa

A biomassa é bastante presente no Brasil, sendo uma importante fonte de energia limpa. Sua geração ocorre por meio da queima de matéria prima orgânica, como por exemplo, o bagaço de cana. Apesar desta queima gerar CO2 e poluir o ar, a renovação da mesma é garantida e o impacto ambiental é anulado. Isso acontece pois por meio da manutenção desse tipo de fonte de energia, afinal é possível absorver CO2 no plantio dessa mesma matéria prima.
A importância da energia limpa nos dias atuais
Cada vez mais, países de todo o mundo investem em energias limpas. Não só pelo dano causado pelas energias não renováveis ao meio-ambiente, mas também pelo seu preço. A energia solar e eólica são atualmente as mais difundidas mundialmente, tornando seu acesso cada vez mais possível aos consumidores. Atualmente é possível, por meio da energia solar, economizar até 95% na conta de luz, ou mais que isso, até mesmo conseguir um saldo positivo na conta de energia elétrica.
Quer saber mais sobre como gerar sua própria energia de maneira limpa e sustentável? Confira mais conteúdo em nosso blog!