Como fica a orientação e inclinação dos painéis solares?
Os painéis fotovoltaicos são responsáveis por gerar energia a partir da luz do sol. Eles são instalados em ambientes onde a captação de luz solar é satisfatória, no entanto fatores como orientação e inclinação dos painéis solares são muito importantes no funcionamento do sistema fotovoltaico.
Índice
1. Primeiro, entenda o processo que gera eletricidade na placa fotovoltaica
2. A melhor posição para as placas solares
Primeiro, entenda o processo que gera eletricidade na placa fotovoltaica
Juntamente com a luz do sol vêm partículas atômicas que atingem as células fotovoltaicas presentes nos painéis. Essas partículas ocasionam o desprendimento de outras existentes no painel, que por sua vez são conduzidas em uma corrente elétrica da célula de silício, que compõem o painel fotovoltaico.
Esse processo se repete ao longo do dia, enquanto houver irradiação de luz solar sobre as células dos painéis e assim é gerada a energia elétrica solar.
O processo citado acima representa 90% do mercado de placas fotovoltaicas. Existem outros processos, porém, são menos utilizados, até mesmo pelo alto custo e disponibilidade de material.
Abaixo, a composição geral de uma placa fotovoltaica, em ordem correta, de cima para baixo, que realiza o processo que explicamos acima:
- moldura;
- vidro;
- encapsulante;
- backsheet;
- caixa de junção.
Saiba também quanto custa a manutenção em energia solar.
A melhor posição para as placas solares
O melhor telhado para instalação das placas deve ser voltado para o norte. Isso porque é preciso levar em conta o ângulo de incidência do sol e de seus raios em diferentes estações do ano. Durante o verão, o sol está mais alto e sua irradiação atinge os painéis de forma mais perpendicular, já no inverno isso muda.
Na verdade, antes de realizar a instalação dos painéis fotovoltaicos é importante observar a estação do ano e, com isso, prever a quantidade de consumo para aquela temporada. A ideia é conseguir o máximo aproveitamento da irradiação solar a partir do posicionamento adequado dos painéis.
Para realizar a instalação, além da posição das placas, é importante verificar a também inclinação. O que vai ser determinante são, em geral, as condições atmosféricas, ângulo solar e a posição do telhado onde será realizada a instalação.
O profissional que instalará as placas sempre deve tomar muito cuidado com a incidência de sombras. Por isso, é importante que o processo de instalação dos painéis considere a presença de:
- prédios muito altos;
- árvores de grande porte;
- serras ou montanhas.
Aliás, , devem ser muito bem avaliados pelo instalador para evitar que sombras encubram as placas em um determinado horário do dia, prejudicando, assim, a geração de energia pelo sistema.
O mercado de energia solar
É um mercado que está aquecido e tem se tornado cada vez mais maduro, isso em decorrência de diferentes fatores, entre eles o aumento da consciência ambiental, as boas condições de financiamento de projetos de energia solar e as circunstâncias que fazem o custo da energia elétrica aumentarem no país.
Leia também: Como o retorno da energia solar protege você da inflação?
Aliás, com os reajustes constantes nas tarifas de energia da rede convencional e ainda a crise hídrica no Brasil, realizar a instalação de um sistema fotovoltaico em seu comércio ou residência pode ocasionar uma economia de até 95% na sua “conta de luz”.
Outro benefício favorável foi a redução das taxas de importação para os painéis solares ocorrida em agosto de 2020, o que tornou os projetos de sistema fotovoltaicos mais acessíveis.
Entendeu melhor a importância da orientação e inclinação dos painéis solares? Então, não perca mais tempo e faça uma simulação de projeto de energia solar. Economize quanto antes e seja livre na geração de sua própria energia!