O impacto da energia solar no meio ambiente
As soluções alternativas para produção de energia elétrica são muito bem-vindas no cenário atual, em que se discutem formas de consumo mais sustentáveis para o meio ambiente.
Entre elas estão as energias solar, eólica, hídrica, de biomassa, oceânica e geotérmica. Todas conhecidas como energias sustentáveis, ou seja, um tipo de produção que ocorre por meio de fontes renováveis e com menor impacto ambiental.
A solar, sem dúvida, é uma das mais conhecidas e que vem crescendo rapidamente em todo o mundo. Ela é uma fonte de energia mais barata e limpa, que apresenta grande potencial de crescimento no Brasil devido aos altos níveis de irradiação na maior parte das regiões.
A energia solar tem sido a opção que menos impacta o ambiente, já que não demanda a construção de usinas que degradam o entorno e não gera poluentes durante o processo de produção de energia.
Índice
3. Grande solução de sustentabilidade
Como ela funciona?
Através de painéis fotovoltaicos é feita a captação da luz do sol. Esta luz é composta de partículas de energia chamadas fótons e quando atinge as células fotovoltaicas ela é absorvida pelo material semicondutor. Este processo libera elétrons, iniciando um fluxo de corrente elétrica, chamada corrente contínua (CC).
No entanto, a corrente contínua não é diretamente utilizável por grande parte dos equipamentos elétricos, que geralmente operam com corrente alternada (CA). Sendo assim, um dispositivo chamado inversor é utilizado e transforma a CC em CA.
Aproveite para conhecer a diferença entre inversor e micro inversor solar.
Já a potência desse tipo de sistema depende de alguns fatores, o funcionamento eficiente dos painéis solares. Ela não apenas depende da intensidade de luminosidade disponível diariamente, mas de todo o funcionamento articulado do sistema fotovoltaico.
O impacto no meio ambiente
Como dito anteriormente, a energia solar é considerada uma das mais limpas e renováveis. O impacto dela no ambiente é muito menor quando comparado a outras e também vem de uma fonte inesgotável.
Além de tudo, a energia solar:
- não emite gases poluentes;
- não produz ruídos;
- não gera despejo de resíduos nas águas e nem na terra;
- não tem ligação com as camadas de poluição das grandes cidades;
- não tem relação com ocorrência de chuva ácida;
- interfere minimamente no aquecimento global.
Outro ponto positivo é que ela não ocupa um grande espaço para fazer a implantação de um sistema fotovoltaico, o que permite não causar impactos no local onde ela está sendo instalada. Diferente do que acontece com as hidrelétricas.
Grande solução de sustentabilidade
A geração de energia elétrica através do uso da tecnologia fotovoltaica é uma das melhores alternativas para ajudar a diminuir impactos negativos ambientais.
Durante todo o seu processo de produção, não há qualquer impacto negativo no entorno. E ainda existe a possibilidade de reaproveitamento de material.
Placas solares podem ser instaladas em qualquer local, uma vez que só necessitam da presença de luz solar, permitindo o aproveitamento de áreas já degradadas.
Lugares como aterros sanitários e lixões também podem abrir espaço para esse tipo de tecnologia para geração de energia.
Ela também chega como uma solução para os períodos de secas mais prolongados e severos, ocasionadas por crises hídricas. Em reservatórios de hidrelétricas já há projetos de usinas flutuantes, em que painéis são instalados sobre a superfície da água.
Se você também quer gerar e consumir energia solar na sua residência ou empresa, dê o pontapé inicial e faça uma simulação de projeto para a sua propriedade com a Liberty Energia.